quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cultura - Joias Para O Führer do Escritor Fernando Henrique Becker Silva


Mistério em quadrinhos 

Graphic novel Joias Para O Führer revela a lenda urbana dos túneis secretos de Blumenau, ambientada pelo clima nazista

O roteiro da revista em quadrinhos é do escritor Fernando Henrique Becker Silva e a ilustração de Alex Guenther. Lenda urbana, aventura e mistério. Uma ideia, uma história e alguém para ilustrá-la. Assim surge a graphic novel Joias Para O Führer, parte 1 (O crime). Nas primeiras páginas, um recado: “Aviso aos paranoicos! Os nomes, personagens, lugares e incidentes apresentados nesta publicação são inteiramente fictícios.” 

A graphic novel trata sobre a lenda urbana dos túneis secretos da cidade de Blumenau, ambientada ao clima nazista da década de 1930. Talvez uma das mais antigas e difundidas de Blumenau, a de que o Teatro Carlos Gomes havia sido construído com dinheiro nazista, com o propósito de receber Adolf Hitler no Brasil, para ser a sede americana do III Reich.


Prova disso, conforme a lenda, é que o frontispício do teatro teria o formato de um quepe nazista. Reza a lenda também que no teatro haveria vários túneis secretos com saídas para pontos da cidade, como rotas de fuga, para Hitler, sob a hipótese de escapar de um atentado enquanto estivesse em Blumenau.

A graphic novel Joias Para O Führer foi baseada no romance policial escrito por Becker em 2009:

Eu e o Alex optamos por aproveitar o enredo do livro O Segredo do Meu Avó. Decidimos contar a história com detalhes que não estão no livro: a ideia, o motivo, o plano e a execução de um crime. A partir daí, eu escrevi o roteiro. Para tanto, tive que ler muito, estudar e aprender como se escreve roteiros para HQ, que, aliás, é muito diferente de escrever romance.

O quadrinista Alex Guenther diz que o processo de criação das ilustrações foi lento e trabalhoso:

– Levei um ano para finalizar o livro, produzindo as páginas, capa, logomarca, colorindo, diagramando, entre outros. Primeiramente, tive que fazer uma pesquisa visual de Blumenau da década de 1930.

Guenther, que trabalha com ilustração há mais de 15 anos, baseou-se nas imagens que o escritor Fernando enviou para ele, buscou referências sobre a Juventude Hitlerista, em uniformes, posturas e perfis.

Nazismo em HQs

Histórias em quadrinhos que abordam o tema nazismo não são novidade. No início dos anos 1980, o pai do mangá japonês Osamu Tezuka publicou uma série de cinco livros intitulada Adolf, que conta a história de três Adolfs: o próprio Hitler e dois meninos descendentes de alemães que vivem no Japão.
A primeira parte de Joias Para O Führer conta o assalto ao joalheiro turco Ahmed Manoug Pamuk, em 29 de agosto de 1939, para financiar a vinda de Hitler ao Brasil, além dos bastidores da construção do Teatro Carlos Gomes. A ideia é lançar a segunda parte (A Investigação) em julho e a terceira (O Desfecho) no final de 2013.

A revista está à venda por R$ 20 em livrarias e revistarias de Blumenau. Em novembro, a divulgação será feita em outras cidades, como Florianópolis, Joinville, Timbó e Itajaí, e a partir desta semana, nas escolas de Blumenau e região.

Texto extraído da coluna LAZER do Jornal De Santa Catarina do dia 05/11/2012 - Jornalista NANE PEREIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário