imagem divulgação
Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção deve ser feita apenas com cuidados simples no seu dia-a-dia:
- Lave as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Use lenço de papel descartável;
- Proteja com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar,
- Evite aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);
- É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
imagem divulgação
Em meados de 2009 a Gripe Suína surgiu assustando todo o mundo com sensíveis ameaças de que poderia tornar-se a nova gripe espanhola da década. A doença surgiu no México e rapidamente se alastrou por todos os continentes do globo, atingido em dias, distintos países e regiões.
Somente no Brasil, no período entre 25 de abril e 1° de agosto de 2009, 2.959 casos da influenza A H1N1, nomeação científica para a gripe, foram confirmados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) esse número colocou o país no ranking do grupo que teve mais casos da doença durante o surto da aparição do vírus.
Mesmo com a vacina disponível e com a imunização dos grupos de risco, alguns cuidados ainda são preciosos para quem procura prevenir-se à doença e também a outros tipos de vírus, infecções e doenças generalizadas. O cuidado com a assepsia ainda é o mais usual.
Em linhas gerais, transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa a partir da inalação de gotículas de secreção vendas pela tosse ou espirro ou por meio do contato físico das mãos em superfícies que contenham o vírus: uma caneta, a porta do táxi, ou superfícies gerais contaminadas. A limpeza constante das mãos com álcool em gel é uma das recomendações feitas por médicos e especialistas.
Evitar locais de aglomeração de pessoas e o contato direto com doentes é outro cuidado a ser tomado, assim como evitar o compartilhamento de alimentos, copos, tolhas e objetos de uso pessoal, evitar contato com, áreas com olhos, nariz e procurar o atendimento médico assim que percebidos sinais de anormalidade também são cuidados de prevenção.
E a gripe Influenza H1N1 possui sintomas semelhantes ao da gripe comum. Todo cuidado é pouco
sites relacionados as ocorrências em Blumenau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário