sábado, 8 de outubro de 2011

CANDIDATAS RAINHA E PRINCESAS OKTOBERFEST 2012

ENTREVISTA com


Monique Sharon Sautner


Desde criança, Monique participa da Oktoberfest, quando seu pai trabalhava no restaurante dentro dos extintos pavilhões da Proeb, a loirinha acompanhada de seus irmãos, ficava no espaço reservado para as crianças que também curtem a festa, o kinderhaus. Criou-se curtindo a festa, a tradição. Blumenauense pura, em seus plenos 21 anos, a gata entra no concurso Rainha da Oktoberfest para mostrar sua simpatia, elegância, inteligência, e mais, o privilégio invejável de esbanjar a boa forma.

“Meu pai trabalhava durante toda a festa, e naquele tempo era uma sonho aproveitar aquele mundo mágico. Tudo era encantador. Aliás, a festa sempre foi encantadora, até hoje”

Monique passa como primeira imagem, para quem não a conhece, ser um pouco insegura, desconfiada e até tímida. Mais no primeiro contato, a menina dos longos cabelos radiantes, é simpática, espontânea, alegre, sorridente e muito, mais muito feliz.


Quando mais nova, na flor de sua adolescência, ela conta ao Blog que ajudava seu pai no restaurante em que ele ainda trabalha. Atendia as pessoas sempre sorridente, respeitando cada geração, cada raça, cada classe social. Hoje, ela trabalha como Coordenadora Politica no Município. Estuda Administração, sempre quis fazer um curso de inglês e alemão, porém devido outras prioridades na educação e na vida social, teve que adiar este sonho.

“A Realeza tem que ser mais do que uma imagem linda, ela tem que sentir a festa e passar isso para o povo”

Quando pergunto se alguma vez já participou de algum desfile da Oktoberfest, responde que sempre sonhou, mais nunca conseguiu entrar em algum grupo. Por este motivo entrou no curso de dança pela a antiga Promenor, hoje atual Pró-Família. “Eles ensinam a tradição, mais do que isso, o respeito pelas pessoas, e que todos são iguais e que podemos fazer parte do mundo encantado dos desfiles. Preparam a criança para a inclusão social. É um trabalho muito lindo”.


No ano que eu vi os antigos pavilhões serem demolidos, onde era praticamente minha casa, e neste ano a Rainha da Oktoberfest foi uma candidata morena, eu decidi: “Quero ser Rainha”.
A partir de 2005 quando um novo centro de eventos foi erguido na região, contendo três setores (1,2,3) e tudo foi modernizado, acreditei que poderia fazer parte deste novo mundo.
Hoje estou aqui como a Vila Germânica toda bonita, mas também muito preparada, simpática, mulher. Entrei para levar a coroa, e com ela, levar meu povo e Blumenau para todo o Brasil. Sou responsável, farei com muita dedicação.

“Blumenau é linda, com muitas atrações, cervejarias. Admiro o povo daqui. Eu estou preparada para ser a divulgadora da festa”

Monique não mudou sua alimentação, mais clareou o cabelo, um pouco, pois a cor de ouro já é herança de seu avô, natural da Alemanha. Estudou muito e continua estudando sobre Blumenau e sua origem, a origem da festa também. Acredita que é vitoriosa por estar participando e ter chego até aqui. Ela comenta que para ser a representante da festa aposta no seu carisma, na sua facilidade de conversar, no seu comportamento e no conhecimento da festa desde sua infância.

“Meu irmão Jaison (23) me incentivou. Minha irmã Susan (28) ficou de olho na publicação do edital para o concurso. Meu pai e minha mãe ficaram felizes quando viram meu nome no meio de comunicação”


Aquela menina que já foi gordinha e moreninha, hoje virou esta simpatia de pura beleza e diz: “Eu quero ser rainha para divulgar esta festa que é só curtição para todo o Brasil, e que trás um resultado financeiro significativo para ajudar este povo tão sofredor pela força natureza, mais que sempre levanta a cabeça”.

O Blog pergunta para Monique, que ser Rainha da Oktoberfest é um sonho de muitas garotas de Blumenau. E que uma parte não tem coragem suficiente de participar do concurso, e outra parte não conseguem chegar aonde ela chegou. Qual a mensagem que ela, como candidata deixaria para todas as garotas que cultivam este sonho? Com seu sorriso encantador, uma timidez tomada pela emoção, ela abaixa a cabeça, pensa e responde: Vocês tem que vir com tudo. Com o coração, com a coragem, com humildade, com determinação, com Blumenau e a Oktoberfest dentro de vocês. A alegria de poder ficar com a coroa deve ser uma experiência única. Mais o trabalho durante o reinado tem que ser com muita vontade. E completa. Se é um sonho, não desistam dele.

O Blog deseja à você querida Monique, toda sorte. E que o importante é sempre aprender!

Fotos e Redação: Duna Cunha

Um comentário:

  1. Monique, estamos torcendo por você!!
    Você é muito bonita, simpática e educada.
    Acreditamos que você irá divulgar muito bem a Oktoberfest onde você for.
    Beijos Marilze Grahl e Ana Luiza Grahl

    ResponderExcluir