sábado, 4 de fevereiro de 2012

VOVÔ CHOPÃO É ÍCONE DA MAIOR FESTA DO CHOPP DO BRASIL

O GÊNIO LUIZ


imagem divulgação site www.vovochopao.com.br

Há 32 anos, Luiz Cé, publicitário, nascido em Rio do Sul / SC, dava vida a um personagem que revolucionou a comunicação regional. Nascia assim, o Vovô Chopão. Profissional de propaganda desde 1974, Luiz Cé ganhou por três vezes o prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo e recebeu várias homenagens na Câmara dos Vereadores pela criação do personagem símbolo da Oktoberfest.
Na década de 70 surgiram os primeiros traço do personagem Vovô Chopão, que logo em seguida estaria rodeado por uma simpática família: a Vovó, seus netinhos: Chopinho, Sapeca e Crespinha; o cachorro Ressaca, o papagaio e outros. Criado para representar o que há de mais puro, Vovô Chopão muito rapidamente passou a fazer parte da vida de crianças e adultos, seja na forma de licenciamentos, jornais, revistas ou ao vivo brincando e divertindo as pessoas. Já em 1980, ilustrava folhetos turísticos divulgando Blumenau. De outubro de 1983 a dezembro de 1996 o Vovô Chopão marcou presença nos lares de Santa Catarina, aos domingos, ilustrando o suplemento infantil "Jornal da Criança", e era comercializado em todo o país, estampado em camisetas.

foto Jaime do Blog (desfile Oktoberfest 2010)

Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, o Vovô Chopão ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. Hoje, ao vivo ou no papel, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam a Oktoberfest em todo o território nacional.

foto Duna Cunha 2012

Em 1984 o já conhecido personagem Vovô Chopão foi oficialmente convidado para divulgar a Oktoberfest de Blumenau. A partir desse momento começou um período de muito trabalho e dedicação.
Lá estava o personagem nos cartazes, folhetos, programas, selos, decoração, jornais, revistas, VTs, placas indicativas e ao vivo nos desfiles, pelo Brasil e países da América Latina, numa incansável dedicação, levando a todos a mensagem de alegria que só ele poderia transmitir com tanta propriedade. A valorização e o respeito profissional atingiram um grau tão elevado que a importância do Vovô Chopão, como símbolo da festa e até da cidade, tem despertado a admiração da imprensa nacional e o interesse de grandes empresas de todo o país em contratá-lo para participar de seus eventos empresariais.

foto Jaime do Blog (desfile Oktoberfest 2012)

Além de grande divulgador do turismo regional, o Vovô Chopão também tem participado de várias ações culturais e artísticas, emprestando a sua imagem para o desenvolvimento de material educativo. Entre eles o jogo “Memória Cultural” e os livretos “Museu da Família Colonial 40 anos” e “Biblioteca Municipal 50 anos”, elaborados com apoio da Fundação Cultural de Blumenau. Outros dois projetos mais antigos que também levam a marca Vovô Chopão são as cartilhas “Plano Diretor de Blumenau” e “Você Conhece a Água que Bebe?”. Com a participação da Vovó, o Vovô Chopão marca presença, ao vivo, em eventos culturais e festivos da nossa região e diverte o público em tirinhas semanais no Jornal de Santa Catarina todas as 2ª feiras.


Visite o site do Vovô Chopão, confira as tirinhas, as fotos dos desfiles e toda história que transformou a Oktoberfest e Blumenau no destino turístico mais procurado do Brasil.


Redação: Site divulgação Vovô Chopão | Luiz Cé

Nenhum comentário:

Postar um comentário